Clipart

Cuidados com o serviço de manicure nos salões de beleza

Os salões de beleza costumam oferecer o serviço de manicure e pedicure, deixam as unhas das mãos e dos pés bonitas e bem tratadas. Entretanto, é necessário observar se o material utilizado é descartável ou devidamente esterilizado, pois diversas doenças podem ser transmitidas através do compartilhamento desses itens.

Materiais metálicos como alicates, tesouras, espátulas, palitos e cortadores de unha podem transmitir doenças virais, como o HIV e a hepatite B e C. Para que não haja risco, as peças devem ser esterilizada em autoclave, aparelho que usa vapor de água sob pressão. Esse procedimento deve ser feito, de preferência, na presença do cliente.

Materiais como palitos de limpeza e lixas devem ser individuais. Caso o salão não ofereça, o cliente pode levar seu kit de casa. O uso compartilhado dessas peças pode causar contaminações por fungos, bactérias e vírus. É recomendado que até o esmalte, que é aplicado sobre a superfície da unha, seja de uso individual.

Certifique-se que a manicure retira apenas o excesso das cutículas, pois retirá-las completamente prejudica a proteção das unhas contra bactérias. Impeça, também, que a pedicure retire as calosidades dos pés. O profissional habilitado para essa tarefa é o podólogo.